quinta-feira, 29 de julho de 2010

Doutor, chocolate dá espinha?












Durante muitos anos, no consultório, a resposta que dei a esta recorrente pergunta (geralmente feita por pais preocupados com a sanha glutona de seus filhos) sempre foi: " - Não, não se preocupe, deixe-o comer o que quiser; não há estudos sobre isso!"
Na verdade, talvez eu estivesse errado - eu e os livros de medicina!
É atribuída a Churchil a máxima: " (...) a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que tem sido experimentadas de tempos em tempos". Talvez fosse a hora de dizermos: A ciência é o pior método de obtenção do conhecimento e compreensão do mundo, salvo todas as outras, a saber: o charlatanismo em todas as suas faces (inclusive as crendices, curandeirismos e seitas) e a aprendizagem empírica tradicional de causa e efeito imediato - "meu filho passou debaixo da mangueira e depois deu espinha, logo apenas o cheiro da manga, eu tenho certeza, dá espinha, doutor"
Por essas e outras, para pessoas que não possuem uma compreensão mínima do método científico, o dizer e desdizer subsequente em consultas médicas pode ser uma confusa experiência, não raro levando-as a duvidar da real competência do médico.
O fato é que vários estudos recentes - primorosamente analisados na revisão feita por Costa e cols - encontraram indícios (eu disse indícios!) que vários alimentos (entre eles, o chocolate) e hábitos dietéticos podem ser responsáveis pelo surgimento da acne.
Vamos aos vilões:
  • o consumo frequente de carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, aquele que aumenta muito o nível de glicose após a refeição, pode antecipar a maturação sexual (isso mesmo!), com precocidade e maior gravidade no desenvolvimento da acne. Explica-se: os hormônios que desencadeiam a acne passam a ser produzidos mais cedo.


  • o leite, e aí a surpresa , principalmente o desnatado, pode causar acne naqueles que o consomem. Mas não é a gordura do leite que deixa a pele oleosa? Nã, nã, nã... o leite, e principalmente o leite sem nata, pelo seu processamento, contém várias substâncias - entre elas, hormônios - responsáveis pelo aumento no sangue de uma substância chamada IGF-1, que, em última instância, influenciará no surgimento dos cravos e espinhas.


  • A ingestão aumentada de ácidos graxos Ômega 6 associada a uma alimentação pobre em ácidos graxos Ômega 3, como observados em nossa dieta ocidental, entre outros vários malefícios à saúde, também podem causar acne. Por isso, olho vivo, sardinha ou um salmãozinho vez ou outra não vai nada mal, hein?
  • Enfim, o chocolate: a guloseima é rica em compostos que aumentam, no sangue, um hormônio chamado insulina, que, por sua vez, estimula a produção de hormônios masculinos - em homens e mulheres. Estas substâncias, ditas androgênios, são potentes estimulantes da formação de lesões acneicas - daí a explicação também para o aumento da acne durante a puberdade.

Em suma: uma alimentação saudável, à base de alimentos frescos, frutas, vegetais, carne, frango e frutos do mar grelhados em detrimento de alimentos processados, laticínios, acúcares e óleos refinados pode sim contribuir para uma pele com menos espinhas e cravos.










7 comentários:

  1. Brilhante artigo! Elucidatório quebra mitos. Indícios, emoções, abduções, o vai na fé! Isso tudo pode desbancar a ciência. Antes, porém, por favor, o método - qualitativo, quantitativo indiciário - até onde conseguimos chegar.
    PS: Pela primeira vez leio a frase de Churchill como ela foi escrita e dita, e com o sentido que Winston quis dizer, apesar de já ter uma corrente que diz que a frase não foi dele, um chute até agora.
    PS': Era sobre Dermatologia? Medicina? Nã, nã nã... mas sobre a vida! Viva a interdisciplinaridade!
    Ps": Mais duas cervejas aqui, gente boa! Gelada!

    ResponderExcluir
  2. É Paulada, eu tb fui pego de surpresa com esse trabalho, após isentar o chocolate várias vezes; agora é diferente...
    Belo blog comparsa!!
    Um grande abraço
    Leo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo,

    Texto brilhante! Muito bom!
    Gostei tb do Esporotricose:como tudo começou.
    Eu tb adoro ver uma esporo rsrs. Acho que dentre as infecciosas, é uma das morfologias mais bonitas...diz o diagnóstico por si própria...
    Agora que já sei da existência do seu blog,venho te visitar sempre.

    abs
    Thais Sakuma

    ResponderExcluir
  4. Thais,

    Esporo é muito legal! Muitas vezes a própria anamnese com o gatinho já quase fecha o diagnóstico...
    Prazer em revê-la agora por aqui. Um abraço a todos do Gaffrée.

    ResponderExcluir
  5. Brilhante!!!
    Me tornei leitora e admiradora!
    É verdade que certos tipos de cosméticos pode causar o aparecimento de espinhas?

    ResponderExcluir
  6. Roberta,

    Por incrível que possa parecer é mesmo verdade, inclusive alguns hidratantes.

    Abs,

    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Dr Paulo Jr, não uso nada no rosto, não uso protetor solar, não pego sol até porque não gosto, sou balzaquiana... Me tire uma dúvida então sobre a ausência total de espinhas em minha pele, podendo eu ter uma alimentação normal como uma mera mortal....

    ResponderExcluir