quinta-feira, 15 de julho de 2010

Banhos


" e disse (Jesus ao cego): - Vai, lava-te na piscina de Siloé. Foi ele pois e lavou-se, e veio com vista."
Desde tempos remotos, o ato de banhar-se associa-se ao ideário e a rituais de purificação, cura, limpeza...
Ontem li um artigo no jornal que muito me chamou a atenção e que corroborou uma suspeita que há muito eu tinha, baseada na prática clínica: somos os campeões mundiais em banhos, com média de 19,8 banhos por semana ou quase três banhos por dia (!), muito à frente do segundo colocado, os russos, com média de 8,4 banhos por semana.
Ora, então quer dizer que somos muito higiênicos?
Talvez não seja por aí... a característica de lavar o corpo em excesso - que herdamos de nossos ancestrais indígenas - não confere, por si, maior proteção contra doenças infecciosas. Tal proteção se dá, sobretudo, com o hábito, simples e rápido, de lavar as mãos! Infelizmente, neste quesito não estamos tão bem classificados, atrás de vários países, e isto sim merece atenção.
Para se ter uma idéia, durante a primeira onda de transmissão do vírus H1N1, em que houve aquela campanha maciça - e às vezes até histérica - para a conscientização da higienização das mãos, houve queda nos índices brasileiros de diversas doenças infecciosas como Hepatite A, conjuntivites e parasitoses intestinais.
Além disso, banhos vigorosos, com ensaboamento excessivo, uso de buchas para esfregar a pele e água escaldante - principalmente no inverno, quando o clima é naturalmente mais seco - leva a consequências catastróficas no equilíbrio dos lipídeos da pele, rompendo a barreira cutânea, com consequente surgimento de prurido (coceira), eczema (um tipo de alergia), manchas, infecções, agravamento de doenças cutâneas prévias. Isto é particularmente relevante na população idosa, em que a pele já é mais seca que a pele de um jovem.
Por isso, o banho com uma água um pouquinho mais fria, o uso parcimonioso de sabonetes e a abolição das famigeradas buchas tem papel importante na saúde de sua pele durante o inverno.
E lembre-se, ao menor sinal de ressecamento, faça uso de um bom hidratante (em um post que farei em breve deixarei um guia confiável de produtos) logo após o banho, com a pele ainda úmida.

7 comentários:

  1. Conheci este blog hoje, achei interessante a variedade de assuntos.
    Este post em específico me chamou a atenção no sentido literal da palavra porque meus banhos sempre são demoradíssimos, e com água beeeem quente. Mentirei se disser que percebo minha pele ressecada e tal, e também não uso hidratantes com frequência, porém, sei que com o tempo esses sintomas se tornarão explícitos intensos. Tentarei mudar os habitos!!!
    Um abraço.
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Dr. Paulada,
    Vimos como um bom hidratante pode resolver um problema da noite pro dia. A pele do nosso filhão está ótima.
    Podemos incluir no arsenal terapêutico da dermatologia mais uma medicação milagrosa, além do corticóide, o HIDRATANTE!
    Um grande abraço,
    Lilian e Leo

    ResponderExcluir
  3. Espero que hidratantes Cetaphil apareçam em sua lista!!! Amei o blog! Beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Eu e Léo publicamos seu blog na nossa pagina do face! Atualizações constantes serão necessarias!!! Beijoooooooos =)

    ResponderExcluir
  5. Brandito,

    fico feliz pela melhora do querido Filipinho! Um grande abraço,

    Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Roberta, fico feliz por ter ajudado! Ser médico é acima de tudo orientar, ensinar, auxiliar na mudança de hábitos muitas vezes arraigados.

    ResponderExcluir
  7. Glaucinha,

    Certamente estará na lista. É um produto excelente.
    Quanto às atualizações, espero que sejam frequentes. É uma maneira de matarmos a saudade de vocês.

    ResponderExcluir